Como definir, documentar e avaliar a estrutura do seu sistema

No desenvolvimento de sistemas, poder contar com a arquitetura de software é uma excelente maneira de melhorar a qualidade, manutenibilidade e também ajudar na evolução de um determinado software.

Por isso, entender o que ela é e como se define, documenta e avalia a estrutura de um sistema é importante para o alcance de bons resultados.

A seguir, vamos conferir mais detalhes sobre a arquitetura de software e a importância que ela tem para o desenvolvimento de sistemas.

 

O que é arquitetura de software e qual é a sua importância?

Arquitetura de software se trata de uma estrutura que irá definir a organização do seu sistema, onde estarão inclusos os componentes, relacionamentos e também os princípios que irão orientar o design.

A importância que a arquitetura de software possui está relacionada à sua capacidade de garantir uma base sólida para o processo de desenvolvimento, ajudando a facilitar manutenções, a evolução e também a compreensão do software com o decorrer do tempo.

A definição e os objetivos da arquitetura de software

A definição da arquitetura de software irá envolver tanto a análise dos requisitos do sistema quanto a identificação dos padrões e tomadas de decisões que estejam relacionadas à estrutura deste software.

Entre os principais objetivos da arquitetura de software, destacam-se o desejo de garantir eficiência nos processos, assim como a segurança e a escalabilidade do sistema. Tudo isso, deve estar de acordo com as necessidades que foram relatadas pelo usuário e também com as metas criadas para o projeto.

A importância da arquitetura de software para a qualidade, a manutenibilidade e a evolução do seu sistema

A arquitetura de software, como citamos brevemente, possui uma grande importância para manter a qualidade, a manutenibilidade e a evolução do seu sistema.

A partir dessa abordagem, é possível tornar o software mais simples para se compreender, modificar e manter.

Ela ainda irá ajudar a preparar os próximos passos evolutivos, mantendo um crescimento contínuo de seu sistema. Dessa forma, é possível inserir novos recursos e se adaptar melhor a mudanças.

As responsabilidades e os desafios do arquiteto de software

Para se tornar um arquiteto de software é preciso entender quais são as suas responsabilidades e, principalmente, os desafios que precisará enfrentar no processo.

Este profissional contará com um cargo muito importante, incluindo a necessidade de entender os requisitos do sistema, saber agir em um momento de tomada de decisões e se comunicar muito bem com sua equipe.

Entre os desafios, podemos destacar os requisitos que podem ser conflitantes, além de ser preciso saber lidar com certas restrições no orçamento, assim como de prazos, e ter uma visão ampla para saber antecipar necessidades que podem surgir no sistema em um futuro breve.

 

Como definir a arquitetura do seu sistema?

A seguir, vamos conferir etapas, orientações, técnicas e outros tópicos importantes para definir a arquitetura do seu sistema.

As etapas e as orientações para definir a arquitetura do seu sistema

Definir como será a arquitetura de um sistema pode ser desafiador, por isso é importante saber definir as etapas e seguir orientações precisas para obter o que se espera.

Para começar, é preciso entender os requisitos funcionais e também os não funcionais deste sistema. Depois, será feita a identificação dos padrões arquiteturais e tomar as decisões de como serão distribuídas as responsabilidades entre a equipe.

Claramente, esse é um começo e entre essas etapas e orientações haverá muitas ações menores.

As técnicas e os métodos para modelar a arquitetura do seu sistema

Para modelar a arquitetura do seu sistema, você contará com várias técnicas e métodos. Por exemplo, é muito comum o uso de diagramas nos processos, como diagramas de sequência, classes, dentre outros, contribuindo para uma visualização mais ampla da estrutura e do comportamento do seu sistema.

Conhecer as linguagens específicas de programação também é fundamental, já que serão muito utilizadas. Entre elas, podemos citar o UML, contribuindo para uma visualização poderosa.

Os padrões e os estilos arquiteturais que podem orientar a definição da arquitetura do seu sistema

Os padrões e estilos arquiteturais que você escolher irão influenciar diretamente no sistema, por isso, é importante entender que são pontos cruciais na arquitetura de software.

Entre os padrões mais utilizados, temos o MVC, arquitetura em camadas e o microservices. Cada um deles irá apresentar pontos positivos e negativos, onde a escolha deverá ser baseada em quais são as necessidades e as características do seu projeto.

 

Como documentar a arquitetura do seu sistema?

Então, como documentar a arquitetura do seu sistema? Uma documentação de respeito irá garantir fácil compreensão e também a possibilidade de realizar manutenções contínuas de seu sistema.

Para isso, haverão muitas etapas detalhadas, como a criação de documentos visuais, informações mais organizadas em formatos simples, descrições, etc.

As ferramentas e os formatos para representar a arquitetura do seu sistema

Além de etapas detalhadas, também serão necessárias algumas ferramentas e formatos para garantir a representação da arquitetura do sistema.

Há uma variedade de ferramentas disponíveis, possibilitando que a arquitetura do sistema seja documentada. Por exemplo, poderá contar com editores simples até os mais complexos.

As boas práticas e as recomendações para documentar a arquitetura do seu sistema

Para uma boa documentação da arquitetura do sistema, conte também com boas práticas e tenha algumas recomendações disponíveis.

Por exemplo, o ideal é manter sua documentação sempre atualizada, garantir que haja explicações detalhadas e claras sobre as decisões tomadas, além da criação de uma documentação que seja de entendimento de todos.

 

Como avaliar a arquitetura do seu sistema?

Para avaliar a arquitetura do seu sistema, muitas etapas irão existir, sendo indispensável para garantir que tudo ocorra bem no processo.

As métricas e os critérios para medir a qualidade da arquitetura do seu sistema

Para medir a qualidade da arquitetura do seu sistema, conte com métricas e critérios indispensáveis.

Cumpra os padrões que forem estabelecidos, tenha coesão entre os componentes, etc. Estar em conformidade com os requisitos não funcionais também é fundamental, como é o caso da segurança e do desempenho.

As formas de validar, verificar e testar a arquitetura do seu sistema

Agora, para fechar, saiba quais são as formas de validar, verificar e testar a arquitetura do sistema. Esses são passos importantes, que irão garantir que a arquitetura cumpra os requisitos e também as expectativas estabelecidos.

Por exemplo, pode haver a necessidade de revisões técnicas, testes contínuos para garantir o bom desempenho e até mesmo a verificação se tudo está de acordo com os padrões de boas práticas e codificações.

Contato Enviado!

Muito obrigado! Sua mensagem foi enviada à nossa equipe e vamos te responder o mais breve possível.